setembro 03, 2011

Kingdom Rush (2011)

Kingdom Rush é um dos melhores, se não mesmo o melhor jogo de Tower Defense lançado na plataforma Flash em free-to-play de sempre. O que o torna tão interessante é a enorme variabilidade - de inimigos, torres, upgrades e conquistas - conseguida no gameplay face ao que o género está habituado.


Para além da variabilidade, o sentido de progressão que o ritmo do gameplay consegue incutir na experiência é muito claro e aditivo. Claro que ajuda imenso o facto de terem optado por não tornar o jogo muito difícil, o que não quer dizer que não tenhamos níveis bem complicados de resolver (mas nada que a ajuda por via de excelentes vídeos de estratégias não possa solucionar).





Por outro lado o jogo possui uma arte de excelência tanto gráfica como sonora. Todo o trabalho 2d é apresentado sob um traço perfeito de comic com uma excelente seleção de cor tudo sob um tom alegre e bem disposto. Desde os personagens aos mapas, sente-se o trabalho colocado em cada elemento, o enorme detalhe que cada figura apresenta. A música confere o sentido épico e de progressão necessário ao ritmo do jogo.



É extremamente interessante ver que Kindom Rush foi desenvolvido pela Ironhide Game Studio que não é mais do que um pequeno estúdio do Uruguai criado, em 2010, por três pessoas: Alvaro Azofra, Pablo Realini e Gonzalo Sande. Não sendo este o seu primeiro jogo, já tinham lançado em 2010 Clash of the Olympians e Soccer Challenge 2010.


Kingdom Rush sendo um jogo free-to-play foi lançado sob licenciamento da Armor Games e desse modo o único site onde é possível jogar é no site da própria Armor Games. Para além disso e dada a qualidade do jogo podemos ver que entretanto os seus criadores já acrescentaram uma componente de Premium Content, ou seja mais uma forma de fazer dinheiro com o jogo, mas mais do que isso, uma forma de garantir o contínuo desenvolvimento do mesmo.


E para demonstrar o quanto gostei deste jogo, aqui fica o ecrã final do mesmo. Dos poucos jogos Flash que terminei.


6 comentários:

  1. Jogo maravilhoso, um dos poucos em flas que já terminei!

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto que fui "obrigado" a conseguir todos os upgrades e todos os achievs, achando que poderia ter uma fase escondida... mas não tem.

    Pena...

    ResponderEliminar
  3. hehehe Ricardo manda um mail para eles perguntando quando sai KR2 :)

    ResponderEliminar
  4. um dos melhores, senão o melhor, parabens
    percebi que não há do mapa 4 walkthrough da torre, alias só consegui passar no nivel easy, e não pelo modo normal, alguem conseguiu???

    ResponderEliminar
  5. Brigado pelos comentarios sobre Kingdom Rush. Eu escribi as narrativas; e estou cada dia mais orgulhoso de haber participado. :)

    Ja se esta preparando a extensao!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado por teres passado pelo blog e deixado um comentário.

    Eu e muitos outros estamos à espera de Kingdom Rush II :)

    um grande abraço

    ResponderEliminar