fevereiro 10, 2012

a internet (blogs) a fazer História, 3d

Ainda aqui há algum tempo publiquei aqui um artigo que falava sobre o modo como a História do cinema tem vindo a ser rescrita graças à Internet, e muito graças à Wikipedia.


Entretanto o que agora encontrei é verdadeiramente fascinante, se por um lado a internet tornou possível que o mundo visse pela primeira vez um trecho de filme, filmado em 1972, há 40 anos atrás, o que me surpreendeu ainda mais, foi ler num blog os relatos em primeira mão, dos filhos e sobrinhos dos criadores desse filme.


Não estamos a falar de um filme qualquer, mas sim de um trecho de filme que reporta as primeiras experiências científicas de geração de imagens tridimensionais por computador na Universidade de Utah nos EUA. Neste filme podemos ver as primeiras experiências realizadas por nomes de culto da computação gráfica como Ed Catmull e Fred Parke. Nomes que eles próprios serviram para identificar algoritmos de rendering, e de shading.


O filme foi descoberto por Robby Ingebretsen, filho de Robert B. Ingebretsen o senhor que modelou os títulos iniciais e finais do filme. Este resolveu digitalizar o filme e colocá-lo online no seu próprio blog, depois de autorizado pelo Ed Catmull. As primeiras reacções ao filme não se fizeram esperar, e muitos foram os que apontaram o dedo e disseram que era falso, que não passava de mais um hoax da internet. E é aqui que o blog, mas mais ainda as caixas de comentário a esse post, ganham toda uma nova dimensão histórica.


Ver o filme e depois seguir os comentários no blog, é algo de maravilhoso em termos históricos. Quando comecei a ler os relatos das pessoas a dizer que eram filhos do Ivan Sutherland e Dave Evans, ou o próprio Fred Parke a escrever ali em discurso directo, senti uma espécie de calafrio, como se estivesse a tomar contacto directo com história viva.

Deixo aqui o filme de 6 minutos, que vale todos os segundos, a ver e a rever, e depois leiam a discussão nos comentários do blog.


Sem comentários:

Enviar um comentário