segunda-feira, Abril 15, 2013

o abandono do conhecimento na Grécia

Apodemy (2012) é uma curta de animação poética criada por Katerina Athanasopoulou com o objectivo de dar a sentir o momento atual que se vive na Grécia. Adoro o trabalho visual da cor e da luz, que em conjunto com a música nos levam à introspecção, nos transportam para um estado verdadeiramente contemplativo.



A sua força advém essencialmente de ser um trabalho minimal e que por isso se abre à nossa interpretação, sendo inevitável as leituras sobre o estado atual de um país em recessão há mais de 5 anos. A sinopse do filme diz-nos que os pássaros a voar eram para Platão o conhecimento, enquanto a alma a sua prisão. Quando precisamos de aceder ao conhecimento libertamos um desses pássaros, mas este pode nem sempre ser a escolha correcta. Aqui os passáros estão em fuga de uma cidade inacabada e abandonada, e as mãos procuram agarrar o conhecimento correcto para conseguir sobreviver.

Aqui há uns tempos tive oportunidade de conversar com a Katerina sobre o filme que me disse a frase abaixo, e que espelha bem o sentimento com que foi feito e que se sente ao longo dos curtos cinco minutos.
"It's very much about what's going on in Greece at the moment so it's close to my heart." Katerina Athanasopoulou

Apodemy (2012) de Katerina Athanasopoulou
Enviar um comentário