setembro 18, 2007

google powerpoint

A Google tinha já feito circular o rumor, mas o rumor tornou-se realidade e foi hoje disponibilizado o Google Presentation. Basta aceder ao Google Docs para ver. Agora é possivel trabalhar completamente online: processamento de texto, folhas de cálculo e apresentações. Qual o interesse disto? É enorme, principalmente no que toca ao trabalho colaborativo como se pode ver no vídeo em baixo produzido pela Google mas também nas questões de compatibilidade de plataformas e mobilidade. Ou seja posso aceder e editar um mesmo documento em qualquer máquina desde que esta tenha um browser. Desde o normal PC ao Mac até aos telemóveis ou consolas de jogos portáteis (PSP) incluindo os PDA. A verdade é que o Office Mobile desenvolvido para Pocket PC pela Microsoft não permite ainda hoje editar os ficheiros do Powerpoint, permite apenas a sua visualização o que é muito pobre. Imaginem o que é ir no avião a ver os slides para uma apresentação e encontrarem um erro. A solução proposta pela Microsoft é que façam um trabalho colaborativo, ou seja, enviem uma mensagem ao colega de trabalho que está no escritório para que este faça a edição do documento numa máquina normal e depois vos reenvie por e-mail. Isto é totalmente contraproducente e ridículo.
View the full presentation, rehearse timings, check the order and any live links you may have in your presentation. E-mail comments back to the team or communicate via MSN Messenger for an immediate response. Your team can e-mail the edited presentation directly to your device. (Microsoft)
Vejam agora a diferença para o conceito proposto pela Google no vídeo.

2 comentários:

  1. Aos poucos, o google vai-se tornando no "big brother" contemporaneo.
    Muito util, muito facil de usar, mas comeca a armazenar muita informacao, o que pode tornar-se perigoso.

    Just my 2 cents.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e alerta, com o qual estou de acordo. Contudo cabe-nos também a nós saber tirar o melhor partido dessas tecnologias sem entrar em exageros. A Google difere da Microsoft nesse sentido do armazenamento da informação, mas também já demonstrou por várias vezes, ter um comportamento algo diferente da Microsoft e é dessa forma que tem conseguido ganhar o respeito dos utilizadores. No momento em que essa relação de confiança se quebre, será quebrado todo o modelo de negócio da Google.

    ResponderEliminar