novembro 16, 2007

Universidade e Videojogos no Brasil

Foi uma descoberta muito interessante para mim ver como têm florescido as universidades que ensinam videojogos no Brasil. Contudo continuo a julgar que uma formação mais ampla em Media Interactivos terá maior interesse do que a focagem ao nível da graduação directamente em videojogos. Ou seja, julgo que pode ser muito mais interessante formar a base a partir de uma visão alargada dos novos media, das suas possibilidades interactivas enquanto objectos de cultura e arte para que o conhecimento se sedimente no aluno e possibilite uma escolha de especialização apenas na pós-graduação.

Ao falarmos de media interactivos, estamos a falar de objectos tais como instalações interactivas, quiosques multimédia, manuais digitais, ambientes virtuais, videojogos, narrativas interactivas, ficção interactiva, realidade virtual, simulação... Estes objectos podem depois servir a Educação, a Medicina, a Engenharia, as Artes... É na pós-graduação que vejo com bons olhos especializações como Videojogos ou Artes Digitais onde os alunos já possuem um background específico obtido na graduação e que vai alimentar as suas escolhas de projecto e investigação motivando o trabalho e empenho na área que gostam. Além de que uma formação de base mais alargada permite, à partida, a inserção do aluno num leque muito mais alargado de profissões.

Ficam aqui os links para os cursos no Brasil.

Jogos Digitais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Design de Games, Universidade Anhembi Morumbi
Jogos Digitais, UNISINOS
Tecnologia em Jogos Digitais, UNICSUL
Tecnologia em Jogos Digitais, Feevale

2 comentários:

  1. Nelson,
    Entrei em seu site, buscando mais informações sobre suas pesquisas e logo estarei lhe enviando um e-mail referente a este assunto.
    Parabéns pelo Blog e pelas pesquisas, os resultados foram fantásticos e me deixaram extremamente apreensivo a respeito das diversas implicações que trazem aos roteiros da próxima geração de Games e outras mídias interativas.
    Foi provavelmente um dos pontos mais fortes da SBGames 2007 e abrirá, para mim, particularmente uma imensa gama de estudos.
    A Universidade do Milho está de parabéns por todo o suporte que lhe tem provido. Seria uma dificuldade imensa convencer alguma faculdade aqui do Brasil dispor de infra estrutura semelhante para a coleta dos dados.

    Abraços,
    Yves J. Albuquerque
    Magus Ludens

    ResponderEliminar
  2. Olá Yves
    Obrigado pelo interesse e comentários. Realmente uma grande parte da investigação apresentada no SBGames foi realizada na Universidade de Aveiro e sim posso dizer que houve bastante abertura e aceitação do meu trabalho e que isso poderia ter sido difícil em outras universidades portuguesas. Neste momento trabalho na Universidade do Minho onde continuo a dispor dessa abertura e espírito inovador da parte da direcção o que acho essencial para podermos continuar a contribuir para a evolução dos games e dos currículos na área. A academia tem tido problemas no seu relacionamento com o mundo dos games, mas julgo que isso está a mudar pouco a pouco.

    Ficarei então à espera desse e-mail para podermos continuar a falar sobre o assunto.

    abraço

    ResponderEliminar