fevereiro 29, 2008

cry realtime

A Crytek, vencedora do prémio Best Technology da GDC deste ano, fez uma demonstração na GDC 2008 do seu portentoso motor de rendering, CryENGINE2, fazendo uso de um dos mais memoráveis spots publicitários da Sony e replicando-o em todas as dimensões visuais só que desta vez com a acção a decorrer em tempo-real. É mais um paço em frente no realismo, o que está aqui em questão nem é tanto o fotorealismo mas a capacidade de gerar esse mesmo fotorealismo em tempo real. Ou seja, seria possivel utilizar este spot no ambito de um jogo e colocar um personagem controlado pelo jogador a tentar apanhar as bolas ou a correr a frente delas durante a queda das mesmas. Sobre as implicações deste real-time sobre os ambientes virtuais veja-se este manifesto do colectivo Auriea Harvey & Michaël Samyn.
Entretanto alguém já se encarregou de realizar um filme comparativo com inserts alternados dos dois filmes e enviar para a GameTrailers.com, deixo aqui para verem.

UPDATE: Entretanto na conversa com um colega dei-me conta que temos um português a trabalhar no desenvolvimento deste poderoso motor de jogo 3d , o Tiago Sousa.




[download do filme original, 25mb]
[a partir de No Fat Clips!!!]

2 comentários:

  1. Isso parece realmente interessante, além de me imaginar jogando em meio a balões ser algo deliciosamente surreal :)

    Mas eu não queria comentar só isso xD Eu posso estar muito enganada, mas tenho quase certeza de que já o vi comentando no blog do Tales of Tales, responsável pelo estranho jogo online com animais, e que também está fazendo The Path, jogo que me parece muito, muito interessante.

    De qualquer maneira, voltei a me deparar com seu blog após ver um comentário do André Kishimoto, do blog Tupinihon, a respeito de uma palestra que você deu no Brasil sobre emoções e jogos.

    Ele falou isso justamente porque eu havia escrito um artigo sobre emoções nos jogos e ele me falou que sua palestra foi muito interessante :)

    Vou passar a ler mais vezes o seu blog, que possui coisas realmente interessantes e bem escritas, desde críticas de filmes até a novidades interessantes.

    Se você quiser conversar sobre coisas como emoções e jogos e outros assuntos interessantes, sinta-se à vontade para me mandar um e-mail (acho que ele aparece aí para você, não é mesmo?), :) Aviso que tenho pouquissimo conhecimento teórico a esse respeito, mas muito conhecimento "de observação" :)

    Em todo caso, parabéns pelo blog :)

    E o comentário sobre a notícia acabou ficando pequeno, rs...

    ResponderEliminar
  2. Olá miwi :)

    Obrigado pelo comentário e interesse no meu trabalho.

    Sobre os Tales of Tales, já lá deixei algumas mensagens porque adoro o trabalho da dupla, são muito experimentalistas com todas as tecnologias novas que vão aparecendo.

    Assim que puder mando-te um mail para falarmos um pouco sobre este interesse comum, a observação é um dado de elevada importância na investigação, talvez só te falte mesmo uma formalização da observação e recolha de dados.

    um abraço

    ResponderEliminar