abril 22, 2009

mundos paralelos?!

"The Holy Grail of current exoplanet research is the detection of a rocky, Earth-like planet in the 'habitable zone,'" said Michel Mayor, an astrophysicist at Geneva University in Switzerland.
A descoberta agora anunciada de Gliese 581 e levanta imensas questões sobre "nós". Realmente desde Galileu que não se faz nenhuma descoberta que coloque em causa de forma radical, a origem da vida enquanto concepção religiosa. Mesmo o trabalho de Darwin que vai ao fundo do nosso âmago não teve esse impacto porque primeiro trata-se de uma questão com alguma complexidade e que por isso não passa directamente para as massas e segundo porque a sua comprovação não é ainda total, abrindo margem para a especulação em torno do que recentemente se convencionou de Intelligent Design.

A descoberta de um sistema "semelhante" é algo com o qual continuamos a sonhar e que quer queiramos ou não, faz todo o sentido. Ainda que as semelhanças, sejam isso mesmo, apenas semelhanças. A verdade é que a questão dos "únicos" faz muito menos sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário