novembro 30, 2009

Emoções Interactivas na Videojogos2009

O lançamento de EMOÇÕES INTERACTIVAS, do Cinema aos Videojogos correu muito bem, apesar do atraso, estava marcado para as 18h30 e começou as 19h15. O Prof. Vasco Branco enalteceu as qualidades da obra assim como abriu pano para um olhar mais reservado sobre os sentidos das poéticas e sobre a necessidade de estabelecermos distâncias entre a ciência em laboratório e a realidade sensorial que vivemos no contacto com os artefactos.

Do meu lado falei um pouco sobre o interesse de um livro deste género para a comunidade científica portuguesa, um livro que interessa à comunidade de jogos mas não só, a todos os que trabalham a análise, o design e a produção de artefactos visuais e/ou interactivos. O livro tem uma importância espelhada pelos artigos publicados internacionalmente sobre os problemas da emoção nos videojogos mas para tal serve o leitor com um compêndio sobre as áreas subjacentes e adjacentes à análise, a saber: a emoção, a comunicação afectiva, o cinema das perspectivas da ilusão e da tecnologia, e os media interactivos da realidade virtual e dos videojogos. As pessoas presentes parecem ter gostado e há algum entusiasmo com o livro pelo facto de existir tão pouco ou quase nada publicado na área em Portugal.

Como estamos em época festiva será difícil o livro chegar às livrarias antes do Natal devido à elevada concorrência. Assim para todos os que me procuraram sobre a possibilidade de adquirir o livro, o melhor modo de o fazer é através do sítio do editor onde pode ser adquirido pelo preço a que foi vendido na apresentação e sem qualquer custo de portes.

Não posso deixar de agradecer a todos os que estiveram presentes no lançamento, assim como à Universidade de Aveiro por ter possibilitado a apresentação no seio da conferência Videojogos2009, o meu grande obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário