outubro 02, 2010

História dos Videojogos em Portugal

Este projecto começou a ser desenhado em Abril 2010, e tem vindo a desenvolver-se através de mim e do Rui Ferreira como um projecto da Sociedade Portuguesa das Ciências dos Videojogos. O projecto visa criar um livro de referência sobre a história dos videojogos em Portugal. Para isso pretende-se apresentar diferentes perspectivas dessa história:

a) Criação e desenvolvimento de jogos em qualquer linguagem, comerciais ou não.
b) Escrita, análise e crítica de jogos (revistas, jornais, fanzines, etc.)
c) Outros projectos (Programas de TV e Rádio, Eventos, Encontros, Conferências etc)

Luís Filipe Cerdeira da Silva, Matrecos, Gwbasic compilado, 1990

A cronologia pretende atravessar as décadas: 70, 80, 90 e 00. O livro encontra-se ainda numa fase de recolha de materiais que se irá prolongar pelos próximos meses. Assim ainda não é possível apontar a estrutura que o livro terá, ao mesmo tempo permite-nos recolher o máximo de material sem estar preso a nenhuma área ou objectivo específico a não ser o de relatar a história. Como tal a SPCV está aberta a todo o tipo de sugestões sobre coisas que que deveriam figurar no livro, ou que deveriam pelo menos ser investigadas para se poder avaliar o seu interesse.

Paulo H. L. Caridade , Batalha Naval, apresentado na revista Spooler nº25, 1993

Estão todos convidados a participar deste projecto que se pretende que seja de todos. Existem vários modos de participação possível, entre outros temos:

a) Recolher informações, histórias, datas, nomes, revistas, jogos,...
b) Escrever, editar, traduzir, ...
c) Fotografia, ilustração, formatação, ...

Rui Jorge dos Santos Curado, LABO, Linguagem Pascal, 1990


Visite a página oficial do projecto e se pretender participar deve contactar-nos via: nzagalo@gmail.com.

3 comentários:

  1. Excelente projecto, fiquei muito satisfeito ao ler a vossa ideia.

    Infelizmente se não tivesse perdido num incidente, há 3 anos atrás, o meu arquivo sobre jogos de computador, teria agora muito que vos fornecer.

    Lembro-me bem da revista Spooler, tinha quase todos os números, ainda me lembro do grande Double Blocks, um dos melhores Tetris que dava para 2 jogadores que joguei na altura, vinha numa disquete de 5 ¼ nessa revista.

    Quase fiquei com uma lágrima no olho ao rever o Matrecos...bom clássico "tuga" da época.

    Boa sorte com o projecto, qualquer informação estou ao dispor.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Fico contente e honrado por saber que o Labo, jogo que criei há vinte anos para concorrer ao prémio da Revista Spooler passou a fazer parte da história!

    Hoje olho para o jogo (acabei de perder uma hora agora a jogá-lo, desenterrado aqui do "baú" de velharias) e pergunto... como é que consegui fazer isto em Turbo-Pascal, em menos de um mês????

    Tempos fantásticos!...

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui
    é muito saber que nos encontrou, seria óptimo se pudesse partilhar connosco mais material do jogo se por acaso tiver. Imagens e até vídeos de game play e depois la mais para a frente uma entrevista não fosse má ideia.

    se tiver mais informação mande-me por mail ou apareça pelo

    http://groups.google.com/group/historiavideojogos

    um abraço

    ResponderEliminar