novembro 20, 2010

filmes nacionais no Cinanima 2010

Dois dos mais importantes artistas da animação portuguesa, Pedro Serrazina e José Miguel Ribeiro voltaram a aparecer no Cinanima 2010 arrecadando prémios, com dois filmes com o mar e as ilhas como tema de fundo. José Miguel Ribeiro é responsável pelo filme de animação português mais premiado de sempre, A Suspeita (1999), Pedro Serrazina por uma das curtas mais poéticas, e também premiada, da nossa animação, Estória do Gato e da Lua (1995).
Entretanto trazem-nos agora duas novas viagens, uma a Cabo Verde outra a um mundo misturado entre o real e o desenho. Ficam os trailers de ambos,


Viagem a Cabo Verde (2010) de José Miguel Ribeiro

"História de uma viagem de 60 dias a andar em Cabo Verde. Sem telemóvel ou relógio, sem programar antecipadamente e com o essencial às costas, o viajante descobre as montanhas, povoações, o mar, uma tartaruga, a música, as cabras, a bruma seca, os cabo-verdianos e acima de tudo uma parte essencial de si mesmo."

Duração: 17 minutos
Montagem: Diogo Carvalho, João Miguel Real
Som: Pedro Lima
Voz Off: José Ribeiro
Animação: Alexandra Ramires, Carina Beringuilho, David Doutel, Filipa Gomes da Costa, Laura Gonçalves, Rita Cruchinho, Vasco Sá
Técnica de Animação: Desenho animado e pintura animada
Produção: Sardinha em Lata



Os Olhos do Farol (2010) de Pedro Serrazina

"Numa ilha rochosa e exposta aos elementos, um faroleiro vive isolado com a sua filha. Do alto da sua torre o pai vela rigorosamente pelo horizonte e pela segurança dos barcos que passam. Sem outra companhia, a rapariga desenvolve uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objectos que dão à praia. Ao ritmo das ondas, estes objectos desvendam acontecimentos antigos, memórias que as marés não conseguem apagar…"

Duração: 15 minutos
Montagem: Pedro Serrazina, Cátia Salgueiro, Ralph Foster
Música: Harry Escott
Animação: Carina Beringuilho, David Doutel, Pedro Brito, Rita Cruchinho
Técnica de Animação: Personagens desenhadas sobre combinação de fundo real e texturas pintadas
Co-Produção: Sardinha em Lata, Photon Films, Filmógrafo

Sem comentários:

Enviar um comentário