janeiro 03, 2011

há vida para além de Farmville

Depois de quase um ano sem nada mostrar que era possível criar outro fenómeno como Farmville eis que se fez luz com CityVille, novamente pela Zynga. Nada de muito novo na jogabilidade, mas isso podemos de dizer da grande maioria dos restantes jogos sociais - Fishville, Frontierville, Pet Ville, Cafe World - presentes no Facebook e que tentaram ao longo de mais de um ano derrubar o jogo com maior número de jogadores da história das redes sociais. Assim e ao fim de alguns níveis posso dizer que CityVille funciona como uma excelente fusão entre o melhor da socialização de Farmville da Zynga e o melhor da sensação de progressão de Social City da Playdom. Social City ainda recentemente reconhecido com o prémio Best Social Network Game Award no The First Annual Game Developers Choice Online Awards.

Pelas contas do InsideSocialGames o CityVille ultrapassou Farmville na véspera do Natal 2010. Nesta altura atingindo os 60 milhões de jogadores face aos 58 milhões de Farmville. De notar que CityVille demorou menos de 1 mês a atingir um valor que Farmville demorou 4 meses a conseguir.
Mas por esta altura Farmville estava já em declínio, o seu pico foi atingido em Março de 2010 com 83.76 milhões de jogadores, há cerca de 9 meses, e era este número que ainda precisávamos de ver se CityVille conseguiria atingir. Esse número foi então hoje oficialmente anunciado pela InsideSocialGames, referindo que CityVille atingiu a marca de 84 222 766 jogadores. Um feito impressionante. Mais ainda se referirmos que o jogo foi lançado a 2 de Dezembro de 2010 tendo feito apenas ontem um mês de vida.
O que pode estar na base de tudo isto, é difícil explicar. Numa questão CityVille foi totalmente diferente de Farmville, na promoção. Enquanto Farmville não teve qualquer forma de divulgação ou marketing desenhado para si, foi lançado apenas como um pequeno jogo para o Facebook, CityVille foi o oposto. Desde o ataque directo a todos os jogadores, da extensa rede que ainda é Farmville para os convencer a ir até CityVille (ver imagem abaixo), até à promoção pelas vias próprias do Facebook com botões enormes fazendo referência ao jogo. Aliás enquanto Farmville conseguia 18 mil jogadores em 24 horas o que é já de si era um feito impressionante, CityVille consegue no mesmo tempo 290 mil jogadores.

Isto é importante porque a esta altura eu e muitos outros já duvidávamos da possibilidade de vermos aparecer outro fenómeno como Farmville. Várias razões poderiam ter ditado o aparecimento do fenómeno, nomeadamente o aumento exponencial do Facebook aquando do aparecimento do Farmville. Aliás e por isto mesmo CityVille foi já submetido a uma extensa e profunda análise no Gamasutra pelo designer Tadhg Kelly (Parte 1 e Parte 2).

Sem comentários:

Enviar um comentário