março 20, 2011

Arduino The Documentary (2010)

Arduino The Documentary (2010) trata sobre as origens e impactos de uma das peças de eletrónica mais importantes da última década no que toca à arte digital. As imensas facilidades de controlo dos ambientes eletrónicos e digitais proporcionadas por esta placa são responsáveis por uma cada vez maior fusão entre a ciência e a arte, entre a engenharia e o humanismo. Claramente que em grande medida esta fusão foi também proporcionada pelo custo muito baixo de aquisição, e em consequência disso tornou o Arduino quase omnipresente no mundo da instalação artística e digital.
O uso do Arduino conjuntamente com o Linux como sistema operativo, o Processing como linguagem de programação, e a RepRap uma impressora 3d construída através de planos disponíveis online, é capaz de providenciar todo um laboratório de arte digital a um custo baixíssimo. A única coisa verdadeiramente em falta aqui e que nenhum dinheiro pode comprar, são as células que formam a massa cinzenta dos criadores e autores.
Assim o mais importante de tudo, e à semelhança do que se passa com o mundo do cinema digital com projetos como os que venho falando aqui, para o desenvolvimento de projetos de arte digital como os que podemos ver no livro Digital Body (2010), está: na motivação; na vontade de criar, de fazer e desenvolver; num espírito criativo e experimentalista; tudo alicerçado por uma boa educação.
E sobre a educação falarei aqui em breve também. É um assunto complexo e controverso, mas o que sabemos é que sem ela é impossível atingir os níveis de autonomia necessários para realizar o tipo de projetos de que falamos, seja de cinema digital ou arte digital.
Seguindo os bons princípios de Creative Commons (CC) o documentário foi disponibilizado integral e gratuitamente online.


Arduino The Documentary (2010) de Rodrigo Calvo e Raul Alejos

Sem comentários:

Enviar um comentário