março 25, 2011

Aveiro Lifecycle (2011)

A JumpCut Portugal produtora do filme José & Pilar (2010) acaba de colocar online uma curta mágica, realizada por Miguel Gonçalves Mendes, com fotografia de Daniel Neves e edição de Pedro Sousa.

É um trabalho produzido para a Câmara de Aveiro sobre a cidade e a bicicleta que nos mostra uma cidade de uma perspetiva universal, com traços rasgados de autenticidade humana. Em que a cidade não é apenas arquitetura, mas é antes parte e fruto das vivências e relações entre pessoas.
A fotografia é uma delícia, o ritmo da montagem segue a música que por sua vez se foca sobre os personagens e não sobre os décors. É um trabalho de excelência, não dou 10 em 10 porque a voz off final sai de tom e em minha opinião era completamente desnecessária.


Aveiro Lifecycle (2011) de Miguel Gonçalves Mendes

2 comentários:

  1. que bom recantos tão queridos da cidade de Aveiro :)

    ResponderEliminar
  2. O curta exibe o uso da bicicleta como importante ferramenta nas relações entre pessoas e nos mostra que as coisas menos complexas pode ser o melhor caminho.
    A experiência e tentativa de seguir mais além, relatada na evolução do garoto tirando as rodinhas de apoio seguindo adiante no desafio da vida, a questão da paquera e identificação com determinado grupo, ela tem uma bicicleta ele precisa de uma para segui-la e ter êxito na conquista depois do esperado encontro.
    Vemos o chamado da esposa no momento do parto a impossibilidade do marido não chegar a tempo de carro ele utiliza a bicicleta, no jovem praticando Freestyle, a questão do exibicionismo e pratica de esporte, assim como a vida sem pressa do senhor de mais idade e o prazer de caminhar pela cidade.
    Bicicleta é vida e move a vida.

    []!z Jeff!S

    ResponderEliminar