março 02, 2011

CECS Seminários: "Investigar em Ciências da Comunicação"

Numa organização do CECS e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, vai realizar-se um ciclo de seminários doutorais sobre a temática geral “Investigar em Ciências da Comunicação”, com início já no próximo dia 4 de Março. Tendo como destinatários doutorandos e investigadores, propõe-se debater temas como “Os problemas do problema da investigação”, “Desenhar metodologias”, “Porque é que as teorias importam?”, “O processo da escrita” e “Onde interessa publicar?".

Esta jornada, que decorrerá na Sala de Actos do ICS (10h30-12h30), procura reflectir sobre as necessidades de formação dos estudantes de pós-graduação (dos alunos de doutoramento em especial) e dos investigadores do CECS, e sobre as formas mais adequadas de responder a essas mesmas necessidades.
Em cada sessão, com a duração de duas horas,estarão dois Professores, com visões e experiências de investigação distintas no campo das Ciências Sociais. Pretende-se que partilhem o seu entendimento e o modo como lidam,nas suas práticas de orientação e de investigação, com a questão em debate. A iniciativa visa melhorar as competências metodológicas dos alunos de doutoramento, promover a reflexividade das práticas de orientação, e a troca de experiências entre investigadores e entre investigadores e alunos.
O último seminário, subordinado ao tema “Onde interessa publicar?”, será centrado na escrita e na publicação de artigos científicos. Visa orientar alunos e investigadores na escolha de revistas, congressos e associações relevantes para a submissão de trabalhos e a procura de parcerias no mundo da comunicação, nos contextos luso-brasileiro, europeu e norte-americano.

Para investigadores externos ao CECS é necessária inscrição prévia via e-mail: cecs@ics.uminho.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário