abril 01, 2011

Free download: Inside Job (2010)

Inside Job (2010) foi qualificado como uma obra de interesse público e por isso arquivada e disponibilizada gratuitamente no Internet Archives. Para um filme que estreou em Cannes em Maio de 2010, estreia comercial em Outubro 2010, e Oscar para melhor documentário recebido em Fevereiro 2011, isto é um feito. Por várias razões, por um lado a Sony e os autores estarem dispostos a ceder a obra para acesso gratuito online, por outro o Internet Archives atribuir desde já a relevância de ser arquivada e tornada disponível a partir dos seus arquivos.
Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo actor Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 triliões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.

Trailer de Inside Job (2010)
“Forgive me, I must start by pointing out that three years after our horrific financial crisis caused by financial fraud, not a single financial executive has gone to jail, and that’s wrong” [Charles Fergunson Oscar Speech]
Era bom que este filme tivesse capacidade para criar na opinião pública um movimento capaz de pressionar os estados a agir. Que terminem com a impunidade, e a evitem o que Krugman diz abaixo.
"I think this film will stay with us; when you ask how the even worse crisis of, say, 2015 happened, the fact that these people got away with it will loom large." [Krugman NYT Blog]


Direct Link Download: 512Kb MPEG4


Atualização em 4 Abril 2011: Do que me é dado a perceber o Internet Archives permite aos utilizadores a realização de uploads de ficheiros e criação de páginas para os mesmos, que depois ficam a aguardar aprovação. Deste modo o que percebo aqui e depois de os ficheiros terem sido apagados de 3 contas diferentes sempre com a mesma menção "The item is not available due to issues with the item's content", é que estes tinham sido aqui colocados sem autorização dos produtores da obra. O que me levou ao engano foi o facto de estes links aparecerem publicitados no Open Culture.

2 comentários:

  1. ver em http://www.archive.org/details/LysergicAsians-inside_job_2010938

    ResponderEliminar
  2. Lysergic Asians?? Não me parece...

    http://www.archive.org/download/InsideJob2010/InsideJob2010_512kb.mp4 é melhor!

    ResponderEliminar