maio 27, 2011

Motivar Portugal



Um filme criado pela Excentric produtora de um dos maiores virais portugueses de sempre na rede nacional, "História Do Natal Digital", com 3 milhões de visualizações, e internacional, "The Digital Story Of The Nativity", com 10 milhões de visualizações.


Este novo filme/viral, Portugal Melhor, está bem conseguido, pega somente nos factos ao contrário do viral da câmara de Cascais, Portugalnomics: Ep. 1, que apesar de optar por um registo algo cómico cometia algumas gaffes imperdoáveis. Graficamente não é tão bom, mas o lado humano conseguido com a simplicidade de cenários e o uso de algumas pessoas com forte empatia faz com que se destaque. Em termos de conceito não tem comparação, o objetivo aqui não tem nada que ver com o orgulho ou com a superioridade, é tão somente um apelo ao melhor de cada um de nós, uma mensagem que se enquadra no discurso inaugural de John F. Kennedy (1961),

"Ask not what your country can do for you
ask what you can do for your country
"

Fez-me lembrar também o excelente viral da Islândia lançado na rede pouco depois do seu colapso em 2008, Inspired by Iceland, que à semelhança de Portugal Melhor era também uma iniciativa dos cidadãos da Islandia, e não uma promoção do governo, ainda assim com uma abordagem conceptual diferente, o filme era feito para nós os estrangeiros. Na forma fazia uso de uma mistura entre os vídeos promocionais do Turismo português e este agora lançado.

"Eu sei que vou conseguir, porque já o fiz antes!"

"Domingo Vá Votar"
"Segunda Vamos trabalhar"

Sem comentários:

Enviar um comentário