maio 11, 2011

o marketing em Hitchcock

Andava à procura de materiais sobre The Birds (1963) de Alfred Hitchcock para umas aulas sobre composição digital, que vou dar esta sexta na Universidade de Maribor na Eslovénia, e encontrei algo muito interessante sobre a promoção do cinema clássico de hollywood. Algo que deixámos de ver no campo do cinema, uma sessão fotográfica, em pose, da atriz principal e dos outros personagens principais da obra, os pássaros.
Não sei se isto aconteceria de forma regular para todos os filmes, se aconteceu aqui por se tratar de um blockbuster de Hitchcock, ou se foi apenas derivado da beleza de Tippi Hedren, mãe de Melanie Griffith. Por uma razão ou outra, vejam as fotos, porque valem a pena. Para ver mais fotos do filme, e de outros filmes de Hitchcock, aconselho uma visita à galeria da HitchcockWiki.














2 comentários:

  1. Deveras interessante ver que já nesta altura, podemos considerar o meio de toda a história do cinema, Hitchcok tinha a percepção de compor uma imagem que focasse a atenção do espetador. No fundo é uma ideia para as pessoas verem o filme. Concluindo, é bom ter contato com estes momentos marcantes da história do cinema. E sem dúvida que, devido à ida à Eslovénia, as fotos têm uma boa composição. :)

    ResponderEliminar
  2. hehheeheh oh Nelson as aulas de composição fizeram-me descobrir as imagens, mas não foi com elas que estive a trabalhar.

    As imagens que procurava eram da composição dos ataques dos pássaros. Foram precisas algumas técnicas bem elaboradas de mattes e alpha channels para conseguir criar aquela sensação no espetador. É que naquela altura não havia software para criar os pássaros e colocá-los aonde quiséssemos :)

    Depois coloco os slides online.

    ResponderEliminar