junho 12, 2011

Cursos Superiores de Videojogos em 2011

A propósito do texto que escrevi esta semana para a Eurogamer resolvi fazer uma ronda sobre as atuais ofertas do superior na área dos videojogos e foi com agrado que descobri algumas novidades. O ensino de videojogos em Portugal é cada vez mais uma aposta das instituições de ensino superior. Os dados são claros, em 2010 criámos quase um quarto de toda a produção gerada nos últimos 25 anos. Desse modo percebe-se o aumento da procura por este tipo de formação.


Assim a novidade é a existência de mais uma formação de 1º ciclo que abriu agora na Universidade Lusófona, Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos, pelas mãos da colega Patrícia Gouveia editora do blog Mouseland e autora do livro "Artes e Jogos Digitais, Estética e Design da Experiência Lúdica".
Esta é a 4ª licenciatura em Portugal de videojogos, mas a primeira por uma Universidade, uma vez que até agora apenas os politécnicos pareciam ter descoberto esta lacuna: IPCA (Barcelos), IPB (Bragança) e IPP (Portalegre).


Ao nível do 2º ciclo a oferta é mais escassa e a única de momento, inteiramente pensada com base no discurso dos jogos digitais, é o Mestrado em Media Interativos da Universidade do Minho que vai também iniciar este ano a sua primeira edição. Como diretor desta oferta devo lembrar a quem estiver interessado que as inscrições para a 1ª fase terminam já esta terça-feira, dia 14 de Junho.

Toda esta informação está compilada e vai sendo atualizada na página dedicada ao Ensino de Videojogos da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.

2 comentários:

  1. Gostava de saber se há algum curso com igualdade a 10º/12º anos em Lisboa de criação de videojogos, gostava de saber o nome da escola e também o preço médio de um curso assim, estou muito interessado e sempre me fascinei por esse tema.
    Gostei de saber que Portugal ao menos tem-se desenvolvido nesse aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Existem algumas escolas que dão formação não superior como a Odd School ou Restart. Mas não sei como são qualificados em termos formais os seus níveis de ensino.

    ResponderEliminar