novembro 04, 2011

Um filme, 5 min, 6 mil pinturas

Khoda (2008) é uma curta de animação premiada que já tem alguns anos mas que apenas agora conheci. Se a trago aqui é porque para além do seu valor enquanto filme, fiquei maravilhado com as notas de produção do mesmo, e julgo que isso merece ser enaltecido, mesmo que seja passado todo este tempo. Khoda foi criado por Reza Dolatabadi como projecto de fim de curso quando estudava na School of Media Arts & Imaging, University of Dundee em 2008. O projecto do filme foi apresentado por Reza a partir de uma premissa simples:
What if you watch a film and whenever you pause it, you face a painting? 
(clicar para ver em HD)

Esta premissa implicaria que cada frame correspondesse a uma pintura. Ou seja, tendo em conta que cada segundo fílmico precisa de 24 frames, então seriam precisos 1440 quadros por cada minuto de filme. Como o filme tem quase 5 minutos, descontando os genéricos, Reza diz-nos que foram criados ao todo, 6 mil pinturas, num processo que se arrastou por dois anos.

(clicar para ver em HD)

Não consigo ter certezas sobre o meio de produção das pinturas. Apesar de me parecerem pinturas a óleo pelos efeitos criados na animação, quando analisadas as imagens em HD disponibilizadas pelo próprio no Flickr fico com dúvidas. Apesar de não ter dúvida quanto ao facto de serem imagens todas elas criadas manualmente, julgo tratar-se não de óleo, mas sim pintura digital. Aliás o que faz mais sentido tendo em conta a natureza do curso para o qual este projeto foi criado. Isto não faz menos do trabalho porque não é pelo facto de ser criado em computador que é um trabalho menor. Como digo, não tenho dúvidas que se trata de quadros todos eles criados à mão, um a um.

The Old Man and the Sea (1999) de Aleksandr Petrov

Já agora para ver um filme integralmente concebido a óleo sobre vidro, e porque nunca é demais citar esta obra-prima, The Old Man and the Sea (1999) de Aleksandr Petrov. Um filme com 19 minutos, para o qual foram criadas mais de 29 mil pinturas, durante dois anos por Aleksandr Petrov e o seu filho Dmitri Petrov. Pode ser visto na íntegra no YouTube.

(clicar para ver em HD)

Ainda em relação ao Reza é muito interessante saber que tem trabalhado para a Axis Animation um dos mais importantes estúdios de animação digital europeus, responsáveis por filmes como o cinemático de Under Siege ou o de Dead Island. Entretanto na Axis foi responsável pelos backgrounds da fabulosa mini-série de filmes promocionais de Sucker Punch.



Khoda (2008) de Reza Dolatabadi


Update 22:00, 4.11.2011: Em conversa no Facebook a Catarina Carneiro de Sousa fez-me chegar a textura, Backblech 02 criada por Sandra Wollberg, que entretanto confirmei ter sido utilizada na composição das pinturas do filme, o que vem reforçar a ideia de que se trata de pintura digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário