janeiro 13, 2012

Asleep Walking, tanto design para um botão apenas

A simplicidade/complexidade dos jogos one-button é muito interessante, porque se por um lado o design passa por manter a interacção entre o jogo e o jogador a níveis muito baixos, apenas um botão pode ser utilizado, por outro para que o jogo tenha capacidade para engajar e recompensar o jogador torna-se mais complexo porque não pode dispor da variedade de interacções mais usuais para exercer atracção sobre o jogador.



E isso é o que acontece aqui em Asleep Walking (2011) desenvolvido por FarGD da Costa Rica. Impressiona, e é extremamente enriquecedor ver como é que o designer conseguiu desenhar todo um normal plataformas, mas no qual todas as acções decorrem da pressão de apenas um único botão. Eu diria que este jogo é uma espécie de tentativa de levar ao extremo o minimalismo no game design.


Sobre este jogo é preciso ainda dizer que o designer utilizou um artifício inteligente que passa por dividir cada um dos ecrãs, que demora cerca de um a minuto a ultrapassar, num nível. Ao fim de cada ecrã, aparece-nos a mensagem acima, que nos dá um reforço psicológico total, "Nível Completo", e com este reforço só podemos desejar continuar a jogar. Aliás dizer que FarGD seguiu aqui uma das ideias deixadas por Chip e Dan Heath no seu livro Switch: How to change things when change is hard (2010) em relação à forma como podemos Motivar as Emoções das pessoas. O que estes nos dizem é que devemos dividir as actividades em passos pequenos, e sobre esses exercer um constante reforço, para que as emoções estejam sempre dispostas a investir mais, e mais.



Jogar o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário