setembro 06, 2012

OffBook #26: "The Art of Animation and Motion Graphics"

A PBS resolveu agora categorizar os episódios da série web, OffBook, e assim dividir os episódios já lançados em seasons, ou temporadas, uma terminologia clássica do mundo do seriado televisivo. E até faz sentido já que a agora chamada primeira temporada, nasceu de um projecto que sempre assumiu o seriado como perfazendo um total de 13 episódios, tendo sido publicada entre Julho 2011 e Janeiro 2012. A segunda temporada apareceu apenas em Março 2012 e chega agora ao 13º episódio. Ambas as temporadas apesar de distribuídas com o selo da PBS foram ambas produzidas pela Kornhaber Brown. Todos os episódios foram referenciados aqui no VI à medida que foram saindo e podem ser vistos seguindo a etiqueta OffBook.


Neste 26º episódio temos uma discussão em redor de um movimento criativo, os Motion Graphics, que apesar de estar relacionado com a arte da animação, como é aqui explorado até no próprio título, não é obrigatoriamente emergente deste campo. Os motion graphics surgem sim com o nascimento da imagem animada, mas as suas raízes situam-se mais no campo da experimentação artística com a imagem do que propriamente com a vontade ou necessidade de contar uma história como é apanágio da animação.



Assim os Motion Graphics iniciam-se no início do século passado com o experimentalismo de autores como Oskar Fischinger e Marcel Duchamp, passando por uma fase clássica com os genéricos para cinema de Saul Bass, Pablo Ferro e Maurice Binder e desembocando na atual explosão que se espalhou por uma imensidade de media e suportes. Abunda mais na televisão, mas podemos encontrá-los nos telediscos, na infografia, nos genéricos e nos filmes, nos motion comics, nos videojogos, em apresentações de eventos, em VJing, no fundo em todos os formatos que permitem imagem em movimento.


Muito desta explosão se deve ao aparecimento de tecnologias de produção gráfica e animação, como o After Effects ou o Cinema 4d, que vieram facilitar imensamente o trabalho que subjaz à produção de um trabalho de motion.

Sem comentários:

Enviar um comentário